Linhas de Pesquisas Artigos Alunos e Projetos de Pós Bioquimica para a Graduação Contato
Linhas de Pesquisas
         
1. Biologia Molecular de Formigas Attini e seus fungos simbiontes
       
A integração entre fungos filamentosos e formigas Attini tem sido estudada através da avaliação das habilidades metabólicas dos simbiontes em degradar polissacarídeos vegetais, da caracterização molecular das despolimerases envolvidas com este processo, bem como através da avaliação dos requerimento s nutricionais das formigas.
A evolução da simbiose entre formigas e fungos também tem sido caracterizada através da reconstituição da história evolutiva dos simbiontes, utilizando o seqüenciamento de genes nucleares e mitocondriais de formigas e fungos.

Temos também determinado a atividade de extratos vegetais, compostos purificados destes extratos, ou sintéticos contra bactérias, fungos filamentosos e leveduras.

   
Projetos Relacionados

1. Estudo da potencialidade de algumas espécies vegetais e de produtos naturais sintéticos para o controlo de formigas cortadeiras (Temático FAPESP 95/042292-2) de 1/5/96 a 30/4/2000, coordenado por João Batista Fernandes.

2. Controle biorracional de insetos: feromônios, cairomônios e inseticidas (PRONEX-FINEP 2527/97) de janeiro/98 a dezembro/2000, coordenado por João Batista Fernandes.

3. Estudo da evolução da Attini superiores e isolamento de seus fungos simbiontes (FAPESP 97/13383-0), de 1/4/98 a 31/3/2000, coordenado por Maurício Bacci Jr.

4. Purificação e caracterização das poligalacturonases do fungo Leucoagaricus gongylophorus, simbionte das formigas cortadeiras Atta sexdens (FUNDUNESP 105/98), de 24/4/98 a 23/4/99, coordenado por Maurício Bacci Jr

 
 
2. Genoma da Cana-de-Açúcar
   
Nosso grupo de pesquisa far parte da "Organization for Nucleotide Sequence Analysis" (ONSA), um Instituto Virtual da Pesquisa mantido pela FAPESP para seqüenciar genomas de vários organismos. Estamos participando como laboratório de seqüenciamento do genoma da cana-de-açúcar (SUCEST), que visa identificar 50 mil genes expressos em diferentes condições fisiológicas.
Projeto Relacionado. Projeto Genoma. Laboratório de Seqüenciamento do genoma da cana-de-açúcar (FAPESP 99/02872-6), de 6/4/99 a 7/2003, coordenado por Maurício Bacci Jr.