INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS
INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS
     
Pós-graduação em Ciências Biológicas - Biologia Celular e Molecular

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Biologia Celular e Molecular é de responsabilidade do Instituto de Biociências, Campus de Rio Claro, e conta com a colaboração de professores de outros campus da UNESP, bem como de outras instituições de Ensino e Pesquisa. Confere os títulos de Mestre e Doutor em Ciências Biológicas Biologia Celular e Molecular. Desde sua criação em 1989, o Programa vem se destacando na formação de profissionais, que atualmente encontram-se em lugar de destaque no meio acadêmico e científico.

O objetivo básico do Programa é a formação de docentes e pesquisadores para atuarem nas Ciências Biológicas, na área de concentração de Biologia Celular e Molecular, tanto em instituições públicas de ensino e pesquisa, como em instituições privadas e empresas.

O Programa de Biologia Celular e Molecular obteve nota 5 (cinco) na última avaliação realizada pela CAPES, afirmando sua posição de curso consolidado, reconhecido pela comunidade acadêmica e científica.

Podem candidatar-se ao processo de seleção do Programa portadores de diploma de Ciências Biológicas e áreas afins.

 
Objetivos

O Programa tem por objetivo desenvolver o ensino e a pesquisa, para a formação de pessoal destinado à investigação científica, à tecnologia e ao magistério superior, dentro do âmbito de sua atuação.

 
Histórico

O primeiro curso de pós-graduação em Rio Claro, chamou-se Curso de Pós-Graduação em Biologia, por questões de massa crítica e da tradição de pesquisa deste instituto nas Ciências Biológicas; era um curso com um rol de disciplinas bem geral, aprovado pela Congregação em dezembro de 1974.

A Coordenação de Ensino Superior do Estado de São Paulo (CESESP) aprovou o funcionamento do curso em 09/10/1975 e este começou a funcionar como pós-graduação em Biologia em agosto de 1976, sendo imediatamente preparado o processo para seu credenciamento junto ao Conselho Federal de Educação.

Com a criação, em 1976, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, iniciou-se o processo de criação de cursos de pós-graduação na UNESP. Foi criado então, em Rio Claro, o curso de Ciências Biológicas nas áreas de Biologia Vegetal e Zoologia de Invertebrados; posteriormente o curso de pós-graduação em Zoologia de Invertebrados foi autorizado a funcionar como curso de pós-graduação em Zoologia (aprovado em 1984).

Em 1989, foi criada a Área de Biologia Celular e Molecular, pela Resolução da UNESP nº 90 de 08/12/89, Parecer nº 90/89-CEPE, tendo o curso seu início em março de 1990.

Surgiu como uma iniciativa de pesquisadores lotados no Departamento de Biologia, do Instituto de Biociências, campus de Rio Claro, tendo como primeira coordenadora a Profa Dra Sanae Kasahara. Hoje conta com profissionais de outros departamentos e campus da UNESP, bem como de outras instituições de Ensino e Pesquisa.

 
Calendário 2010

Reuniões ordinárias do 1º semestre de 2010 do Conselho do Programa em Biologia Celular e Molecular

  • 05 de fevereiro
  • 11 de março
  • 08 de abril
  • 06 de maio
  • 10 de junho

 
DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS

A distribuição de bolsas CAPES aos alunos deste programa é feita por meio do SISPG, que é um programa de avaliação próprio. As informações constantes no sistema, para os alunos que pretendam concorrer as bolsas deverão ser comprovadas com a apresentação de documentos. Estes são analisados pela Comissão de Bolsas, formada pelo Coordenador, vice-coordenador e o representante discente eleitos para o Conselho do Programa. A avaliação pelo SISPG é feita com base na média entre as notas de ingresso e a nota do Curriculo Lattes de cada ingressante. A primeira é a média entre a nota da prova específica e da prova de idioma estrangeiro. A segunda nota é atribuída automaticamente pelo sistema, pontuando as notas do Currículo Lattes, que é carregado no SISPG pelo aluno, no formato XML.

Só poderão concorrer a uma bolsa CAPES, aqueles alunos que comprovarem o envio de solicitação de bolsa a outra agência de fomento (CNPq, FAPESP, ANP e outras).

 
Linhas de Pesquisa
As linhas de pesquisa do programa constituem um campo de aprofundamento na área da Biologia Celular e Molecular e oferecem ao pós-graduando um conhecimento específico.

O programa possui as seguintes linhas de pesquisa:
  • Biologia Molecular e Estrutural

  • Biologia Celular e do Desenvolvimento

  • Citogenética e Mutagênese
 
Docentes
Os docentes do programa possuem a mais alta capacitação técnica e acadêmica, sendo todos com titulação mínima de Doutor.
 
Disciplinas
Consulte a lista completa das disciplinas e seus conteúdos programáticos.
 
Informações Acadêmicas
Entre no site da Seção de Pós-graduação e informe-se a respeito de seleção para ingresso, aluno especial, horário, calendário...
 
SISPG
O programa de Biologia Celular e Molecular utiliza um sistema para avaliação contínua de seus participantes para que seus esforços estejam sempre direcionados à melhoria do curso.
Se você é ingressante ao programa, inscreva-se no SISPG.
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Rio Claro
Desenvolvimento: Caiena - Desenvolvimento de Software LTDA.